sábado, 25 de dezembro de 2010

A sétima coisa abominável ao Senhor

Nos dias de hoje muitos se dizem crentes, porém não imaginam o Deus que dizem servir. Uns não lêem a Bíblia (Jo 5:39), outros lêem e não praticam (Tg 1:22-25), alguns não oram (II Ts 5:15) e não perseveram na fé (Ap 2:10). Mas acaba por ai? Não. Há quem diz ser crente e se preza a contendas. Coitado e miserável! O juiz bate a porta (Tg 5:9).
Em Pv 6:16-19, encontramos uma passagem estarrecedora, um duro discurso (Jo 6:60), porém não compreendido em sua totalidade, que diz: “Estas seis coisas aborrecem o Senhor e a sétima a sua alma abomina: olhos orgulhosos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam em fazer o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contenda entre irmãos.” Analisando cuidadosamente, compreendemos que o praticante desse sétimo ato será abatido, pois além de praticar a discórdia faz com que os servos se esfriem e, até mesmo, tropecem e caiam (Mt 18:6-7).
A seriedade desta passagem encontra-se ao mesmo tempo em que paramos para pensar nos seguintes aspectos:
 
1)                 Soberba, orgulho = Jesus em toda a sua caminhada revoltava-se com os principais do povo por serem assim, diz que os humildes serão bem-aventurados (Mt 5:5) e, através de Tiago, o Espírito Santo afirma que são abatidos todos os soberbos, porém exaltados os humildes (Tg 4:6).
 
2)                 Mentira = Em nenhum momento é atribuído a Satanás a paternidade de nada, porém em Jo 8:44, Jesus dá-lhe este título. Concluímos, então, que os mentirosos servem ao Diabo e por isso, não herdarão o Reino dos Céus (Ap 21:8; 22:15).
 
3)                 Os sanguinários = Já nos Dez Mandamentos, Deus deixa bem clara a proibição de matar ((Ex 20:13), pois se Ele veio para dar a vida, e vida em abundância, quem somos nós para tirá-la? Nossa sentença encontra-se em Gn 9:6; Ex 21:12; Nm 35:31.
 
4)                 Pensamentos perversos = Se nós somos servos de Cristo temos que ter a mente de Cristo ((I Co 2:16). E onde já se viu o Salvador maquinar planos de destruição, engano e morte? Os que assim agem, Deus o sabe (Hb 4:12), e não são dEle (I Jo 2:6).
 
5)                 Fazer o mal = Aquele que veio para matar, roubar e destruir (Jo 10:10), é o mais desejoso em fazer o mal. Ele seduz o povo de Deus para que faça o mesmo que ele; levando-o a  caminhos tortuosos, de trevas. Quem sai da luz para a iniqüidade ficará fora do paraíso (Ez 3:20,21).
 
6)                 Testemunha falsa = O Senhor diz em Is 44:8 que somos as Suas testemunhas. Então, a fidelidade, a lealdade, o compromisso e a verdade devem fazer parte de nossas vidas, do nosso dia-a-dia; pois como já vimos, são práticas abomináveis ao Senhor e não ficarão impunes os que as praticam (Pv 14:5; 19:5).
 
7)                 Contenda = Ao praticarmos a discórdia, nos afastamos e fazemos com que outros também se afastem de Deus, pois ao colocarmos a casa do Pai em dissensão, divisão, ela não subsistirá, contribuindo, assim, para a queda de outros (Mt 6:25). Se Satanás e seus demônios unem-se com unhas e dentes, a fim de fazer com que caiamos da Graça, nos afastemos do Céu e irmos para o inferno. Seríamos nós,  seguidores de Jesus a semear a discórdia? Pode uma pessoa dizer que é crente, quando em suas ações está presente a fofoca, o disse-me-disse, a mentira e o tropeço? Isso é obra de Satanás que, árdua e incansavelmente, a pratica (João 10:1). 
O crente em Cristo Jesus tem que mostrar que é crente de verdade, servo do Altíssimo, o Todo-Poderoso. Dar exemplo para o ímpio, não servir de ponte para escarnecerem do Senhor dizendo: “Isso é ser crente? Então também sou!” Ou, “para ser crente igual a ele é melhor nem ser”. Caiamos na real e sintamos o preço da contenda, pois está acima até do derramamento de sangue e da mentira, segundo a palavra do Senhor, no versículo estudado. Pratique o sétimo ato e verás com todo fervor a ira divina.
Guarde a sua língua da iniqüidade!Como diz Tiago 3:6 “Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno”. Sim, guarde-a. Use mais os seus ouvidos para ouvir, a palavra de Deus, não dando créditos às fofocas e intrigas. Use a sua boca, não para derrubar e destruir, mas para vivificar almas, para pregar boas-novas aos quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados e a consolar os que choram.
Como diz a Palavra de Deus, em Is 52:7 “Que formoso são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!”.
 
Vinicius Ferreira - viniciussferreira@hotmail.com
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário