sábado, 25 de dezembro de 2010

Idolatria

De inicio, devemos saber o significado de idolatria, idólatra e ídolo, que são, respectivamente: 1- “Culto prestado a ídolos; amor excessivo, demasiado, supérfluo”; 2- “Adorador de ídolos”; 3- “Figura ou imagem estatuária representativa de uma divindade a que se presta culto; pessoa a quem se tributa demasiado respeito ou excessivo afeto”.
            A Bíblia nos mostra que Deus não tolera a idolatria e seus praticantes, pois esta prática, surgida há séculos e mais séculos, significa, claramente, a rejeição humana a tudo o que Ele já fez por cada um de nós, isto é, nossos olhares, atenção e coração não se focam, exclusivamente, na Suprema Trindade como alvo absoluto, e, sim, são desviados para outros, os chamados “santos” ou “imagem de escultura”. Constatamos em Apocalipse 21:08;  22:15 e em Efésios 5:5 que nenhuma pessoa que pratica a idolatria terá o Reino dos Céus  como grande e maravilhosa herança, a não ser que reconheça seu erro e se converta ao verdadeiro e único Senhor, baseando sua adoração nas Santas Escrituras (Jo 4:24).
            No livro de Êxodo, cap 20, vrs. 1 ao 6, encontramos em um dos mandamentos  a ordenança do julgamento da parte de Deus àqueles que o desobedecem, ou seja, àqueles que, infelizmente, passam por cima do conhecimento verdadeiro e praticam ações desagradáveis ao Senhor, já aos que andam em Seus passos, a salvação gratuita em Cristo Jesus. Eis o mandamento: “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagens de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima dos céus, nem embaixo da terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque, eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem. E faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam aos meus mandamentos.”
            Nós, crentes verdadeiros no Senhor Jesus Cristo, sabemos que podemos falar com Ele através da nossa oração e Ele, com certeza, nos ouvirá e nos responderá (Is 59), diferente das imagens de escultura que têm boca mas não falam, têm olhos mas não vêem, têm ouvidos mas não ouvem, têm nariz mas não cheiram, têm mãos mas não apalpam, têm pés mas não andam, nem som algum sai da sua garganta (Sl 115: 5-7). Em João, cap. 14, vrs. 6, está escrito: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. Esta passagem nos ensina que o único intermediário que existe entre nós e Deus é o próprio Jesus Cristo e nada nem ninguém além dEle, pois não foi outro que por cada um de nós, cidadãos do mundo, morreu, a fim de dar-nos mais uma oportunidade de reconhecimento que erramos e queremos para o Seus átrios voltar. Não devemos ter as imagens de escultura como nosso alvo nos pedidos, agradecimentos, bênçãos, livramentos, salvações, perdão e dentre outras coisas. Devemos orar somente em nome do único que é digno de receber louvor, honra e adoração.
            Nossa vida deve ser regida somente pelos planos e desejos de Deus, o nosso Senhor e Salvador. Sejamos iguais a Josué, que em seu livro, no cap. 24, vrs. 15, diz: “Porém eu e minha casa serviremos ao Senhor”.
           
 
“Que você não só compreenda, mas pratique a adoração exclusiva a Deus, pois essa é a atitude correta que Ele próprio nos ensina através da Sua gloriosa Palavra. Amém!”
 
Vinicius Ferreira - viniciussferreira@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário